bebé recém nascido dorme a sesta durante o dia
0-6 meses,  Parentalidade,  Sono

Como ajustar os sonos do bebé?

Um recém-nascido dorme a maior parte do tempo, cerca de 18h / dia. Além disso, eles precisam de ser alimentados com bastante frequência, pelo que é normal que o bebé acorde regularmente durante a noite.

Apesar disso, é saudável ajudar o bebé a ajustar o ritmo de modo que os sonos mais longos ocorram durante a noite.

O truque principal para o conseguir é… mostrar-lhe!

Alguns bebês ou famílias não têm muita dificuldade com o acerto do ciclo circadiano porque a sua rotina normal é suficiente.
Vejamos.

Durante o dia:

  • Há algum barulho da rua, do prédio, de uma TV distante. Claro que não é demais para acordar, é como um ruído branco.
  • Existe alguma luz. Não o sol a bater no rosto, nem mesmo as luzes acesas. Uma janela mal fechada deixando entrar alguma claridade é suficiente.

Durante a noite, favorecer o oposto:

  • Tentar manter o ambiente mais silencioso possível.
  • Tentar manter o ambiente o mais escuro possível.

Os bebés adoram rotinas: a mesma coisa à mesma hora, sempre.

  • Faça caminhadas e ande de carro durante o dia. Receba alguém para conversar ou saia para um café. Brinque, fale alto com o bebé. Deixe-o sentir a vida agitada 🙂
  • Quando o dia está acabar, gradualmente desligue o ambiente e o ritmo. Favoreça atividades e sons calmos. Faça a casa tornar-se calma ajustando sons e luzes.
  • Há quem refira que os banhos saõ muito relaxantes, mas a realidade é que depende das condições e do bebé (se ele não gostar, ou gostar demais da água e brincar…) De toda a forma, a rotina é boa. Estar perto da mãe / pai quando a noite chega, ouvir músicas de embalar, sentir-se cuidado, fralda e roupa trocada, sentir quentinho… quem não relaxa assim?

Tal como acontece com tudo relacionado com bebés, ajustar os sonos também é uma jornada, é uma tentativa e erro constantes até acertar. Mas algo que acredito firmemente é: os bebés são lógicos. Uma abordagem lógica geralmente funcionará. Neste caso, e em resumo, seja barulhento durante o dia, fique calmo durante a noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *