0-6 meses,  Amamentar,  Saúde

Leite materno na conjuntivite?

Parece um daqueles mitos das avós, e nada higiénico… Será que tem um fundo de verdade?

Foto por George Desipris from Pexels

É sabido que o Leite Humano tem imensas propriedades curativas e preventivas. É um alimento vivo, com componentes bioativos, microrganismos e anticorpos que ajudam a manter o bebé saudável.

E a realidade é que os estudos indicam que os benefícios do Leite Humano poderão ultrapassar o seu uso alimentar, entre eles a aplicação ocular.

Desde o Antigo Egipto, Roma e Grécia que se descreve a utilização de Leite Humano no tratamento de problemas oculares, especialmente na conjuntivite infeciosa.

Um estudo com 269 recém-nascidos foi realizado em 2011/2012, na prevenção da conjuntivite neonatal. Um grupo recebeu antibiótico, outro recebeu 2 gotas de colostro e um terceiro, de controlo, não recebeu tratamento. Embora o grupo que recebeu antibiótico tenha tido (obviamente)os melhores resultados na prevenção da conjuntivite, a comparação entre o grupo do colostro e o de controlo não deixou dúvidas: o Leite Materno ajudou a prevenir o desenvolvimento da infeção ocular. Esta é uma conclusão importante, pois o Leite Materno, além de extremamente acessível, não tem qualquer contraindicação, ao contrário do antibiótico.

Embora haja outros estudos na área, é ainda um assunto por aprofundar. Contudo, resta pouco espaço para dúvidas quanto às incríveis propriedades curativas e, principalmente, preventivas e coadjuvantes do Leite Materno, nomeadamente no tratamento da conjuntivite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *